Sombra e a Alma

Por Dr. Carder Stout

Você está aqui neste mundo para uma finalidade. Mesmo se esse efeito não está inteiramente claro para você, é muito provável que você tem objetivos e sonhos que você está procurando - uma lista de coisas que você quer experimentar, para alcançar, para oferecer e compartilhar. Mas talvez você, às vezes, encontra-se a fazer escolhas e engajar-se em padrões de comportamento que deixam que lhe retirem o poder e você começa a duvidar de si mesmo. Todos um dia já se sentiram assim. Como seres humanos, somos um delicado equilíbrio de forças e fraquezas, dos aspectos de claros e escuros. No entanto, um dos maiores obstáculos para o crescimento e a realização que queremos, individualmente e coletivamente, é ver essas polaridades como os inimigos uns dos outros. 

E se você soubesse que a maneira de acessar o melhor em si mesmo - o lado bom do seu ser - estaria enfrentando sua escuridão? E se você soubesse que o seu maior poder podia ser encontrado em suas mãos você ainda estaria  vergonhoso, ou impotente?


Como psicólogo sou dedicado a ajudar as pessoas a encontrar um caminho em sua própria psique, permitindo-lhes ganhar novos insights sobre quem eles são e o que impulsiona as suas escolhas ao longo de suas vidas. Sendo profundamente imerso no trabalho do psicólogo suíço Carl Jung, que vim a entender a importância vital de investigar a função e os mistérios do inconsciente. Nossas maiores oportunidades de crescimento e de transformação surgem de suas profundezas. Abaixo do limiar de nossa consciência do dia a dia, o inconsciente contém a complexa tapeçaria de muitas partes de nós mesmos, de nossas características pessoais - do que estamos cientes e do que  não estamos -  como é a nossa maneira de estar no mundo. É a viagem de uma vida inteira para reconectar-se com os aspectos do nosso interior, que podemos ter se escondido ou negado, ou até mesmo medo de encarar, no retorno para nossa integridade essencial.


As partes de nós que é inconscientemente reprimido ou desassociado, fora do medo e dor (ou ambos) - geralmente a fim de se adaptar à nossa família e circunstâncias sociais e dinâmica - compõem o que é conhecido como a sombra. Na psicologiaprofunda, a sombra não é vista como uma imagem concentrada que é convertida para o cimento abaixo de nossos pés, mas prefere uma parte distinta de nosso interior. É  tudo sobre nós mesmos que nós perdemos, que foi cortado, ignorado, oculto, negado e durante toda a vida. Uma das principais razões da sombra é percebida como escuro e ameaçador é porque mantém os aspectos da nossa natureza que nós julgamos como "ruim" - como inaceitável ou errado de alguma forma. Em essência, a sombra escura é o poço profundo de nossos traços de caráter indesejados. Por exemplo, raiva e fúria frequentemente vivem nesta categoria ao lado de inveja e ganância. Qualquer coisa que não gosto sobre nós mesmos, sentir-se ameaçado por, ou não pode aceitar fica jogada neste repositório de medo e vergonha.


Toda vez que silenciosamente nos criticar e ficar com desaprovação no espelho, alimentamos a sombra. Toda vez que estamos a dizer a nós mesmos em pensamento ou ação, alimentamos a sombra. Quando agimos em contradição com nossas crenças de valores, consequentemente reforça a sombra. Por exemplo, se mentir vai contra nosso sistema de valores, mas fazemo-lo de qualquer forma, um pequeno trauma ocorre em nossa psique. Enquanto nós continuamos a ser desonesto, esses traumas começam a coletar pedras pesadas, e antes de muito tempo nós são pesados para baixo, com menos liberdade de movimento na vida. Mentindo, controlando e manipulando - quando não estiver em alinhamento com os nossos valores e crenças, estes são alguns dos tipos de comportamentos que levam à depressão, ansiedade, inquietação e mal-estar de todos os tipos.


Carl Jung escreveu sobre a sombra,
A sombra é um problema moral que desafia o ego-personalidade, pois ninguém pode tornar-se consciente da sombra sem um esforço moral considerável. Para tornar-se consciente de envolve reconhecer os aspectos escuros da personalidade como presentes e reais. Este ato é a condição essencial para qualquer tipo de autoconhecimento.


A convite da sombra,
Um dos mais poderosos pontos de virada na vida vem quando começamos a entender a sombra como um grande professor, que serve como parte integrante de nossa psique, ao invés de um inimigo. Além disso, não importa o quão rápido tentarmos fugir, a nossa sombra nos segue. Como nós crescemos, a sombra cresceu coma gente. Tem sido nosso companheiro de viagem para toda a nossa vida. Na escuridão, ele aguarda a luz de nossa própria consciência - para ser visto, ouvido, compreendido e abraçado.                                                                                          Quando nós negamos algumas das nossas peças mais vulneráveis e temerosas, eles se sentem  abandonados e agir para fora em formas que são consequência de indução para chamar nossa atenção a fim de nos ajudar a crescer e evoluir. Se nós continuamente ignorar ou negar-lhes, eles podem aparecer na forma de pessoas desafiadoras, padrões, circunstâncias e eventos. Às vezes estes são distrações que impedem-nos de nosso verdadeiro caminho, e às vezes eles se transformam em sabotadores poderosos que são capazes de destruir as coisas que nós trabalhamos duro para construir em nossos relacionamentos, carreiras e outras áreas de nossas vidas. O sábio ditado diz que "o que podemos resistir, persistir" está em jogo nesta dinâmica.                                                                                                                                                                                                                                     Curar as feridas têm acumulado experiências de dores e traumas, e  exige nossa atenção e compreensão no presente, como adultos conscientes e amorosos. Como nós aprendemos a aceitar e tratar as partes de uma vez-rejeitado de nós, algo extraordinário acontece: eles se tornam nossos aliados. Ele está resolvendo os aspectos difíceis ou mais escuros que nos permite crescer e evoluir. Aprender a dialogar com a sombra ajuda a diminuir o seu poder. Gradualmentevem amar a sombra dá-nos acesso à sabedoria que ele tem para nós em seu núcleo.


Amar a sombra,
Uma das grandes vocações na vida é aprender a amar a nós mesmos incondicionalmente. E isto requer amar nossa sombra também. Pode parecer contra-intuitivo , mas esse imperativo é derivada da antiga sabedoria da maioria das tradições espirituais. Pense por um momento sobre onde você tem mais lutado em sua vida e que essas mensagens e lições a dor dessas lutas tem para você.  Pode haver um viciado dentro de você que precisa do seu amor, uma parte de você que está com fome de bondade e cuidado. Talvez seja uma criança terrível, um bravo lutador ou uma vítima impotente que está vagando através das profundezas do seu inconsciente. Fingir que esses aspectos de si mesmo não existem não funciona. Leva para o tipo desentimentos autodestrutivos e comportamentos que nos deixam sentindo impotente e perturbado sobre nós mesmos e sobre outras pessoas e causa estragos na nossa capacidade de se relacionar bem conosco mesmos e outros.


Mais uma vez, sem dar atenção para a sombra, torna-se uma energia dominante que nos mantém presos no passado, uma força invisível que é astuto e agressivo em suas atuações, por meio de nossos comportamentos, pensamentos, dúvidas e reatividades(tendências). Então a cura começa com auto-investigação:


Onde eu começo? Como faço para reunir a coragem de abordar as partes de mim que eu possa ter enterrado sob camadas de mecanismos de defesa ?  Como faço para conhecer meus maiores medos e trazê-los para a consciência ? 

A cura começa por formar um relacionamento com estas partes de nós mesmos, onde nossa atenção amorosa e sincera vontade de envolver-se cria uma mudança profunda na forma como vemos a mesmos, os outros e o mundo. Isso pode acontecer de várias maneiras, tais como o registro no diário, lendo livros sobre a sombra e trabalhar com uma terapeuta. Outra forma é perguntar a qualquer aspecto de nós mesmos, ou uma sombra escura ou clara , perguntas como estas:


"O que precisa de mim?"
"Qual é a mensagem tem para mim?"
"Do que tens mais medo se você abaixar sua guarda?"
" Que medidas posso tomar em seu nome que indica a minha atenção para você ? "

 

Estas e muitas outras são os tipos de questões, colocadas de forma dialógica para peças que nos assustam mais, e podem render grande sabedoria, visão e direção para nós - e de uma forma que você  não poderia imaginar já poderá ver as sombras consideras "aterrorizantes". E dessa forma integramos com as sombras escuras em nosso auto conhecimento, o que  servirá de grande auxilio em nossas vidas.


Ouvindo a voz de sua alma,
Nós não nascemos na sombra. Nós somos seres de luz que são nascidos com o amor próprio. Chegamos totalmente conectado com a energia divina do universo,uma consciência que nos rodeia e está dentro de nós. Ele sussurra para nós, lembrando-nos sempre a alegria de bom coração que é o nosso estado natural de ser. A presente comunicação pungente vem da nossa alma e é a voz de nossa presença mais autêntica. A alma é a essência pura que nos conecta ao nosso ser espiritual, sempre ajudando nos lembrar a verdade de que estamos em um mundo ocupado e confuso. Nossa alma é a ponte que liga o amor eterno a nossa forma humana e enche-nos com a sabedoria e o conhecimento derivado de milhões de anos de evolução. Nossa alma é o grande professor que serve para acalmar a psique quando é exagerada por pensamentos negativos ou sentimentos. Ele nos envia imagens em nossos sonhos que nos ajudam a reequilibrar quando estamos fora do alinhamento.Através de nossos pensamentos, imaginação e os desejos do coração, isso nos leva em direção a proximidade, conexão e beleza.
A alma nos fala na forma de nossa intuição e tenta guiar-nos longe dos padrões destrutivos que podem nos separar a profundidade do amor e da felicidade que desejamos. Infelizmente, a maioria de nós está condicionada a não ouvir a voz da nossa alma. Somos ensinados a acreditar que o sofrimento é a nossa condição natural e alegria é impermanente.


Nada poderia estar mais longe da verdade,
A alma é um bálsamo para a sombra sob-amado e agindo para fora, e tem a capacidade de difundir os atributos escuros que podem travar da nossa verdadeira missão na vida. É onde entra o poder tremendo da crença. Quando acreditamos que algo é verdadeiro, que ele abre a porta para possibilidades inimagináveis. É a crença em nossa capacidade de curar através da investigação interna , dialogando e aceitando a sombra que potencialmente sabotava nossas vidas.
 Momento a momento, nós temos a habilidade tanto alimentar a sombra ( por ignorar , negar , ou sublimando-lo) ou ouvir a alma.  Ao fazer essa escolha, vai ajudar a lembrar que a vida orientada por alma inclui a sombra, mas não mais pesado para baixo ou invadida por ignorá-la.


Acessando a alma através da imaginação e visualização,
A menos que haja abuso significativo nas primeiras fases da vida, como crianças a nossa relação com a alma é um brincalhão. Aceitamos as maravilhas da nossa imaginação como a verdade, e o que nós imaginamos se torna real para nós. A medida que crescem na idade adulta, as nossas percepções são obscurecidas por uma necessidade de encontrar explicações razoáveis ​​para quase tudo. A magia desaparece em uma névoa de dúvida , decepção e pessimismo. Mas podemos restaurar a nossa conexão de cura para a alma e imaginação,fazendo uma prática de transformar a nossa atenção para dentro . Vamos tentar isso agora :


Você deve se preparar fechando os olhos, imagine-se numa bela colina coberto com coloridas flores silvestres. O sol está quente em seus ombros e você pode ouvir um suave vento que sopra entre as árvores.  Sinta o fluxo de sabedoria e bondade para você e por todo o corpo. Após alguns momentos, senta como sua energia mudou.

Visualização e meditação podem ser assim tão fácil. Quando você fecha os olhos permita-se entrar uma realidade alternativa, está caindo na parte inconsciente da psique onde não existem limites que contraiam sua experiência. Este também é seu reservatório de fé, o local sagrado de descanso para sua alma.


Para visualizações de prática que o que acima é essencialmente em diálogo com sua alma. Neste caso é um exemplo.Você pode comungar com a sua alma no mundo exterior, é o convite de cada vez que são movidos pela beleza e em torno de você, como quando você está espontaneamente cheio de gratidão e admiração , enquanto vê um sol dourado-laranja atrás das nuvens roxas e lentamente afundar abaixo do horizonte. A psique não faz distinção entre uma imagem do mundo físico e que vemos com os olhos da nossa mente. Em ambos os casos, você está tendo um momento com sua alma. E cada vez que você se conectar com sua alma, você está lançando uma luz quente em criar a sombra gradualmente um lugar seguro e acolhedor para o retorno e integração de todas as partes de si mesmo que antes eram temidos e rejeitados .                                                                                                               Sua alma acredita em você . É uma chama que nunca pode ser apagada, uma conexão que não pode ser quebrada, uma voz que nunca pode ser silenciada, sempre falando para você do profundo ser espiritual que você é.


Conclusão - os dons da alma e a imaginação,
Uma das razões que acessar a alma e ativar a imaginação são então a cura no sentido terapêutico é que eles podem ir onde mesmo as ferramentas mais eficazes e clínicas e técnicas só podem apontar em direção. Além de conceitos psicológicos (não importa o quão útil), a alma e a imaginação são reais. Eles estão vivos. E não deixam você fora da equação na sua busca pela felicidade e paz.                                                                                               Sua alma é o guardião de todos os símbolos e histórias que vivem no inconsciente coletivo. Palavras e imagens frequentemente aparecem para lembrá-lo de sua plenitude intrínseca.
  Quando você tem uma grande idéia que ressoa com seus valores e crenças, é a tua alma. Quando uma bela melodia ou verso vem fluindo em sua consciência, é a tua alma. Na verdade, eu acredito que cada poema que já foi escrito originou-se da alma. Aqui está uma de minha alma para a sua alma.

Crença

O que eu acredito? você pergunta. 

Eu acredito em mágica, Que um dedo é uma varinha, 

E que os coelhos são os mágicos reais, Basta olhar para os ouvidos, Imagine o que eles poderiam retirar deles, Pequenas cartolas, talvez. 

Eu acredito que os nossos olhos são feitos de mel e pétalas de flores , Que nossas mãos realizou muitas coisas antes de nascermos , E que os nossos pés rachados pode ver no escuro, Farejando o ar como coiotes. 

Eu acredito que nossas costelas são uma cerca branca que mantém no estômago do nosso jardim da frente e permite que as crianças em idade escolar do nosso coração. 

O que eu acredito? você erguer . 


Eu acredito que as balas deve ser feita a partir de gotas de chuva, Assim, podemos regar os campos de batalha, E ver como nossos próprios ossos férteis ramos broto, E inclinar-se como uma floresta de videiro grosso.

Eu acredito que o ódio pode ser puxado para fora, pelas bordas, Como uma longa capa, preta, Apenas para ser usado na queima de livros e crucificações . 

Eu acredito que as crianças deve pisar em poças de lama , 

Poe para fora suas línguas vermelhas , Lamber a colher massa, E ter cabeceira da cama o dia todo. 

O que eu acredito? Você procura! 

Eu acredito em chapéus com bolinha , listras e penas, Não para cobrir nossas cabeças , Mas para decorar nossos pensamentos. 

Eu acredito em portas abertas, E chaleiras de ferro com aquele apito Mozart. 


Eu acredito que a bondade se espalha como manteiga de maçã , E coragem tem gosto de uma ameixa.

Acredito  que os agricultores são santos, E os padres estão cheios de buracos, 

Que os celeiros são mais bonitos do que as igrejas , E que o leite fresco deve ser servido na Comunhão. 

Eu acredito que o poder é mais usado para iluminar as árvores de Natal, Essa música tem pontos ticklish, E que as sobrancelhas são sacos de dormir para as rugas em nossas testas.


Mas o que você sabe? você sussurra. Sei que fazemos as coisas de propósito, E que , no fundo, todo mundo é bom. 

Eu sei que podemos encontrar um tesouro enterrado, E descobrir curas perdidas, À medida que inventar novas rodopios,para passos de dança de idade. 

Eu sei que o sofrimento é opcional, Que um sorriso levanta uma bigorna, Que o tempo nunca dorme, E que o perdão mora ao lado. 

Eu sei que algum dia em breve, Vou percorrer as flores de cerejeira de romance, Declarando amor carmesim, Multiplicar, 

E morrer. 

E sim, Saberei Céu. 

Carder Stout, PhD, MFT é psicólogo e psicoterapeuta licenciado, que tem um consultório particular em West Los Angeles, Califórnia. Para saber mais sobre ele, você pode visitar o site em drcarderstout.com.  

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora